quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Muito trabalho hoje no jardim

Hoje é o meu aniversário, e para comemorar resolvi trabalhar muito, rss. Minhas costas estão quebradas, estou cansada, mas feliz! Jardinei muito e vou mostrar pra vocês.

Pra começar, me dei de presente alguns bulbos, deste site, que recomendo. Chegaram ontem.

Temos aí Clívia, Angélica, Bastão-do-imperador, Amarilis, Helicônia, Junquilho, Gladíolo, Gloriosa, Flor-de-cera e mais outras.

Aí, pra não ter que comprar um vaso para cada bulbo, que o espaço tá pequeno, comprei uma jardineira grande pra por todas juntas. Quando estiverem grandes, mudo de lugar.

Comprei também alguns vasinhos pequenos pra transplantar algumas mudas de pimenta que estavam em vasos muito pequenos; duas bacias pra por as mudinhas das sementeiras; e alguns vasos de parede pra por algumas plantas pendentes. De resto: terra vegetal, substrato, húmus e NPK 4-14-8.


 Plantando os bulbos: sim, tem uns ovos ali no meio, rss. Vi no facebook uma dica pra por um ovo no fundo do vaso para fertilizar a terra. Teve uma pessoa que disse que já fez e deu certo, as plantas gostaram muito. Faz sentido pois o ovo é rico em vários nutrientes, e a casca tem cálcio e acho que fósforo também, que é essencial pra floração. Com o tempo o ovo quebra lá dentro e vai sendo degradado na terra.



Bulbos devidamente plantados e regados. Só precisam de rega uma vez na semana. Os pauzinhos são pra identificação.



Aqui estão os vasinhos com mudas de várias pimentas para transplantar.


Pronto! Felizes, com terra nova adubada e vaso maior! Claro que depois vou mudando para vasos maiores, mas por enquanto tá bom esses.


Agora trabalho duro: transplantar as mudinhas maiores das sementeiras pras bacias. É como se fosse um berçário: quando estiverem grandes vou passando pros vasos. Faço assim pra ocupar menos espaço.


E pronto!


E aqui são algumas mudas das sementeiras que estavam muito grandes pra irem pra bacia. Foram pros vasinhos que desocupei das pimentas. Tem aí Plumérias, Flamboyant, Ageratum, Margaridas, Graviola...


Agora os vasos de parede. É, eu disse que era muito serviço! Mas como é gratificante!



A parede vazia.


A parede cheia.

Ainda estão meio feias e desconjuntadas, mas quando os vasos encherem, ficarão lindos!


Aqui temos uma Peperômia, presente de uma amiga, e a mudinha de Flor-de-cera, que veio com os bulbos. 


Aqui Petúnia que plantei de semente, e trevos. O vaso vai encher rápido de trevos!


Aqui Petúnia e Capuchinha. No canto esquerdo tem uma mudinha de Álisso.


Aqui tem Petúnia, Cravina (ainda sem flor), Àlisso e Gerânio pendente. Imagina quando estiver tudo florido?


Aqui Clívia, Gynura e Calisia repens


E pra finalizar (ainda não, deixei muita coisa pra amanhã!), transplante de mudinhas da sementeira com nichos pequenos para a outra maior.


Pronto!



Ufa!

14 comentários:

  1. Ufa! Muito bom! Parabéns! Vai ficar tudo muito lindo!!!

    ResponderExcluir
  2. Ficou lindo o espaço com os vasos pendentes!!!!! Jeito bem divertido e alegre de passar um dia de aniversário :-)

    ResponderExcluir
  3. Que trabalheira!! mas com certeza vao ficar lindas
    Qual a preparação da terra que vc usa nos vasinhos?

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Uma parte de humus pra duas de terra e duas de substrato =)

    ResponderExcluir
  5. Eu coloco as cascas de ovo pra espantar as borboletas , não sei se dá certo mas elas não puseram mais ovos nas minhas plantas,e já que eu tenho muitas suculentas, já não coloco não poderia colocar nelas , poi o solo fica acido e elas não gostam.
    Gostei da sua flor de cera estou tentando salvar uma , espero que tenha sucesso, mostra seus bulbos quando estiverem nascidos.

    bjs


    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone! Então, esses são ovos inteiros mesmo... vi uma dica na net, que depois eles explodem na terra e os nutrientes são consumidos pelas raízes... conheço uma pessoa que já fez e as plantas gostaram! A casca de ovo contém cálcio, as plantas gostam muito! Pode ir guardando e depois bater no liquidificador até virar um pó e jogar nos vasos! Ah, não sabia dessa dica pra borboletas!
      Pode deixar, vou mostrar sim quando estiverem floridos!
      Bjos!

      Excluir
  6. Que maravilha Camila.....PARABENS pelo seu dia!!! Fez muito bem passar este dia especial com suas plantinhas. Eu fiz o mesmo no dia do meu niver em 01 de outubro. Quer dizer que vc tbem é libriana? POr isso gostamos tanto de plantas, animais e gatos hehehe....bj GRANDE. Muita felicidade e saude. Claudia Muller

    ResponderExcluir
  7. OI Camila, parabéns pelo seu trabalho, também sou maluca por plantar sementes e ver o resultado, mas por enquanto tenho pouco espaço mas tenho até uva produzindo no vaso pelo segundo ano seguido além de outras frutíferas, fico feliz quando encontro pessoas como você contribuindo para tornar nosso dia-a-dia mais VERDE ! E viva a terra, essência da nossa alegria! Beijos .........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sirlei, que bom que gostou! Como é bom plantar né?
      Bjos!

      Excluir
  8. Parabéns pelo seu níver Camila!!!!!! O meu foi 15 de Agosto e descobri que nascemos no mesmo ano, coincidentemente também começamos com os blogs de jardinagem quase no mesmo mês, será que isso é coisa da idade? kkk Às vezes também passo o dia inteiro jardinando, só que no meu caso é mais canteiro do que vasos e as daninhas dão muuuuito trabalho, mas no final é gratificante né...

    Hoje publiquei um post sobre a Helicônia... Ví que você comprou uma e os beija-flores vão ficar muito felizes também! Dê uma passadinha lá para ver...

    Jardinet - Pássaro-de-fogo - Heliconia bihai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana! Obrigada! Que coincidência hein? rss Pois é, como é bom jardinar né? Não achei o ultimo post, me manda denovo o link? Bjos!

      Excluir
    2. Bom dia Camila, fiz um redirecionamento no mesmo link que te passei e já está funcionando... Agora é só clicar que vai dar certinho! Um abraço!

      Excluir
  9. Que lindo também adora vou iniciar a minha coleção de hibiscos gigantes, bjsss Nilma

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, em breve responderei! Volte sempre!