Praga: Fungus gnats

Mais uma praguinha para nos preocuparmos. Pelo nome parece que é um fungo, mas não é, é uma mosca, e já já vamos saber o porque deste nome.


Fungus gnats
Fonte da imagem



Não se engane pela foto acima, ele é minúsculo e de difícil detecção! Existem alguns tipos de mosquitos que podem habitar, vamos dizer assim, a superfície do substrato dos vasos e até mesmo dos canteiros, mas que não fazem mal algum, só são atraídos pela matéria orgânica como o esterco bovino, mesmo bem curtido.


Mosquito Fungus gnats minúsculo
Fonte da imagem

Mas o que faz mal para as plantas são suas larvas, que comem as raízes sem você ver! Eu descobri porque vi que minha suculenta "colar-de-pérolas" estava sumindo e por cima da terra tinha uns rastros parecendo de lesma. Logo achei que tinha lesmas daquelas pequenas escondidas por baixo.


Como estava meu vaso, depois que cheguei de viagem, aí já com a planta retirada, ou o que tinha sobrado dela...

Fiquei muito intrigada e quando olhei mais de perto, vi várias larvas transparentes e bem pequenas entre esses rastros... o interessante é que os rastros formavam uma espécie de "tela" fina por cima da terra, como se fosse uma tênue gaze e com aspecto de fungo mesmo, aqueles tipos bolores que se parecem algodão bem fino.

Muito intrigada e sem saber o que era, filmei e divulguei em alguns grupos sobre plantas dos quais participo. Ninguém sabia responder. Muito tempo depois, uma pessoa comentou na minha página do face, e pesquisando vi que realmente era.

Vejam o vídeo:

video

O nome Fungus se refere ao fato de que esse mosquito se alimenta de fungos existentes no solo e outras matérias em decomposição. 

"Os adultos são moscas de pouco mais de 2 mm, que possuem asas escuras e antenas longas. Esses insetos possuem dificuldade em voar, permanecendo próximos ao substrato. Cada fêmea coloca cerca de 150 ovos no substrato, entre três e quatro dias eclodem as larvas, que são delgadas com a cabeça preta e corpo liso semi-transparente revelando o conteúdo do trato digestivo. O desenvolvimento dessas larvas é de aproximadamente 14 dias. Durante esse período além do dano direto nas raízes o ataque desse inseto pode deixar as mudas mais vulneráveis a doenças no sistema radicular. As moscas adultas também podem causar prejuízos na produção de mudas atuando na disseminação de fungos fitopatogênicos entre as plantas. Um problema relacionado a essa praga é que os sintomas de seu ataque podem ser confundidos com a ocorrência de doenças, dificultando o seu controle." (Fonte)

Então se as larvas estão atacando suas plantas, provavelmente é que está muito úmido e também em local muito sombreado. O problema maior é que esses bichos podem transmitir outras doenças para suas plantas.

Então, como combatê-las? Alternativas naturais são as mesmas no caso da mosca-branca e larva-minadora, que você pode ver neste artigo que fiz sobre esta praga. Uma isca amarela com cola, encontrada em lojas agropecuárias e garden centers que atrai todo tipo de mosquitos. Eles se grudam lá e não conseguem sair. Algumas plantas carnívoras, se a infestação não for muito grande, também podem ajudar, além de serem belíssimas plantas!

Isso é uma prevenção para que os mosquitos não cheguem a depositar ovos. Mas se a planta já está sendo atacada pelas larvas, o único jeito é descartar o substrato desse vaso, lavar bem com escova e sabão o vaso e lavar bem as raízes. O caso é que as larvas entram nas raízes e as comem de dentro para fora. Neste caso existem também bioinseticidas que utilizam bactérias para matar as moscas e larvas. Não sei se são fáceis de encontrar. Creio que só é vendido para grandes produtores.

Clique aqui para ler um artigo interessante sobre essa praga.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...