quarta-feira, 26 de abril de 2017

Extrato de própolis para tratar manchas de fungos em suculentas

Esse post é só para dar uma dica rápida e prática para tratar manchas de fungos nas suculentas. Mesmo usando um fungicida sistêmico, às vezes aparece uma mancha bem feia de fungo na folha e aí não tem jeito. Aquela folha está irremediavelmente perdida.


O extrato de própolis que eu uso



E sabemos que aquela folha atacada está perdida, pois a macha vai consumindo toda ela. Temos que tirar a folha doente para não atacar as outras e aí a nossa sucu fica feia e deformada.


Echeveria metalica com mancha de fungo na folha

A planta acima, quem tem sabe que é muito mais sensível aos fungos do que outras. Veja que a minha está manchada de branco do fungicida sistêmico, mas mesmo assim apareceu uma mancha de fungo bem feia.




A foto acima foi feita no dia seguinte à aplicação do extrato de própolis. Basta uma gota para que o fungo seque. É sabido na jardinagem que o extrato de própolis é um ótimo cicatrizante em cortes e podas de todas as plantas, assim como a canela. Mas esta dica realmente mudou minha vida. Porque realmente uma macha dessa pode jogar a folha fora.

Aplicar sempre ao entardecer. No dia seguinte o álcool já terá sido evaporado e sobrará apenas o própolis na planta. Ela não sofrerá nenhuma queimadura. Lembre-se que é somente para aplicar nas manchas, nunca borrifar toda a planta. E cuidado para a gota não escorrer nas folhas. Basta encostar o conta-gotas. Para prevenir os fungos usa-se o fungicida sistêmico. Para saber mais sobre esse fungicida, dê uma olhada no post anterior, sobre defensivos para suculentas.


Outra mancha que apareceu dias depois em outra folha já secando com o própolis

O efeito é fácil de entender. Produzida pelas abelhas com elementos da natureza para proteger a colmeia de fungos e bactérias, o própolis também é usado para esse fim nas plantas e nos humanos.


Essa estava bem machucada por conta de uma chuva de granizo e rapidamente os machucados começaram a fungar, logo apliquei o própolis.




Estas acima também estavam machucadas do granizo e as tratei com o própolis.

6 comentários:

  1. Exelente conteudo. Posso usar uma de suas fotos no meu e-book? Estou escrevendo um guia de cultivo estou utilizanddo apenas imagens próprias, porem não havia nenhum fungo nas minhas plantinhas. Ficaria muito grata, colocarei todos os créditos necessários!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, primeiramente desculpe pela demora na resposta! Fico lisonjeada, pode sim usar as fotos com créditos!
      Abraços!

      Excluir
  2. Camila! Adorei seu blog parabéns!
    Você poderia me dar uma dica, não sei se o que minha suculenta tem é um fungo... ela está com manchas que parecem fotas de água. Embaixo das manchas uma pequena "saliência". No final do ano encheu de flor e agora está assim, parece que passei fungicida mas não passei...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana, obrigada pela visita, que bom que gostou do blog!
      Você poderia me mandar a foto pra ver melhor?
      Pode me enviar pela página do facebook https://www.facebook.com/diariodeumasementeira
      Abraços!

      Excluir
  3. Quantas gotas de própolis devo usar? Diluída em água?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu uso ela pura, pingando uma gota na mancha de fungo.
      Abraços

      Excluir

Obrigada pela visita, em breve responderei! Volte sempre!