quarta-feira, 26 de abril de 2017

Extrato de própolis para tratar manchas de fungos em suculentas

Esse post é só para dar uma dica rápida e prática para tratar manchas de fungos nas suculentas. Mesmo usando um fungicida sistêmico, às vezes aparece uma mancha bem feia de fungo na folha e aí não tem jeito. Aquela folha está irremediavelmente perdida.


O extrato de própolis que eu uso



E sabemos que aquela folha atacada está perdida, pois a macha vai consumindo toda ela. Temos que tirar a folha doente para não atacar as outras e aí a nossa sucu fica feia e deformada.


Echeveria metalica com mancha de fungo na folha

A planta acima, quem tem sabe que é muito mais sensível aos fungos do que outras. Veja que a minha está manchada de branco do fungicida sistêmico, mas mesmo assim apareceu uma mancha de fungo bem feia.




A foto acima foi feita no dia seguinte à aplicação do extrato de própolis. Basta uma gota para que o fungo seque. É sabido na jardinagem que o extrato de própolis é um ótimo cicatrizante em cortes e podas de todas as plantas, assim como a canela. Mas esta dica realmente mudou minha vida. Porque realmente uma macha dessa pode jogar a folha fora.

Aplicar sempre ao entardecer. No dia seguinte o álcool já terá sido evaporado e sobrará apenas o própolis na planta. Ela não sofrerá nenhuma queimadura. Lembre-se que é somente para aplicar nas manchas, nunca borrifar toda a planta. E cuidado para a gota não escorrer nas folhas. Basta encostar o conta-gotas. Para prevenir os fungos usa-se o fungicida sistêmico. Para saber mais sobre esse fungicida, dê uma olhada no post anterior, sobre defensivos para suculentas.


Outra mancha que apareceu dias depois em outra folha já secando com o própolis

O efeito é fácil de entender. Produzida pelas abelhas com elementos da natureza para proteger a colmeia de fungos e bactérias, o própolis também é usado para esse fim nas plantas e nos humanos.


Essa estava bem machucada por conta de uma chuva de granizo e rapidamente os machucados começaram a fungar, logo apliquei o própolis.




Estas acima também estavam machucadas do granizo e as tratei com o própolis.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...