quinta-feira, 30 de março de 2017

Porque algumas suculentas morrem depois de florescerem?

Quem tem suculentas há algum tempo já está acostumado a que algumas espécies morrem depois da floração, deixando filhotes em volta, como as agaves. O jeito é cortar rapidamente o pendão tão logo ele se forme. Mas acalme-se. Não precisa sair cortando todos os pendões! Apenas algumas plantas isso acontece. Também se quiser apreciar a floração, não há problema algum. A mãe deixará muitos filhotes ao redor e sementes, perpetuando a espécie.

A maioria podemos cortar o pendão floral para que a planta não gaste tanta energia com a formação de flores e sementes. Se for deixar florir, dê uma adubação reforçada á sua planta para que no final ela não fique fraca, até podendo vir a morrer sim, mas nesse caso não deixará filhotes pois não era o seu caso.


Agaves no auge da floração. Quando o pendão secar e sobrar só as sementes, a planta-mãe morre e deixa só os filhotes.
Fonte da imagem


Mas porque isso acontece com umas e outras não? Algumas suculentas são monocárpicas. O que é isso?  São plantas que florescem e dão frutos apenas uma vez na sua vida. Podem viver anos sem florescer. Além das agaves, algumas bromélias e palmeiras estão nesse caso.

Então pode ser que isso aconteceu com você e achou que cultivou errado não é? Vamos ver algumas suculentas em que acontece isso:

Sempervivuns

Fonte da foto
Depois de florescer:

Fonte da foto

E os bebês depois da morte da mãe:



O site de onde tirei essas fotos está falando exatamente do mesmo tema que eu aqui mas em inglês, Pra quem quiser conferir: https://www.succulentsandsunshine.com/what-are-monocarpic-succulents/

Os aeoniuns também são monocárpicos:

Fonte da imagem

Fonte da foto

Floração dos aeoniuns:


Fonte da imagem

Excelente artigo em inglês sobre plantas monocárpicas:

Gostei muito desse artigo porque parece que não há um consenso entre os botânicos de quais plantas incluídas na lista de monocárpicas são realmente monocárpicas ou falsas monocárpicas. E dentro desse grupo podemos incluir também plantas anuais, bianuais ou perenes. Assunto pra outro post.

Outras:


Greenovia
Fonte da imagem

Todas as kalanchoes
Fonte da imagem

Orostachys. Não é a toa que soltam tantos filhotes! Na foto, em floração.
Fonte da imagem
Conheça nossos outros artigos sobre suculentas:








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...