quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Praga: Larva minadora

Você já deve ter se deparado com essas "manchas" em alguma plantinha, principalmente manjericões e pimentas:


Pimenta biquinho com sinais de larva minadora



Elas não causam grande estrago em pequenas culturas pessoais quando controladas a tempo. Mas é sempre bom ficar de olho, pois além das folhas infestadas, o ataque delas propiciam aparecimento de fungos, o que é ainda pior.

Mas o que são?

São mosquitos que depositam seus ovos nas folhas e suas larvas minúsculas "andam" dentro dela, que é onde se formam esses "rastros", comendo o parênquima foliar. Engraçado que nas pesquisas disseram que é mais comum na época de seca, pois na época de chuva, com a lavagem os ovos caem das folhas. Mas aqui está indo de vento em popa a infestação, mesmo com essa chuvada!


Outra planta minha que está sempre infestada... o que resta fazer é tirar as folhas atacadas.

Seu nome científico é Liriomyza huidobrensis e também temos estas espécies L. trifolii, L. sativae.

"A larva constrói minas ou galerias irregulares em forma de serpentina, destruindo o parênquima foliar e ocasionando secagem das folhas, com conseqüente redução da capacidade fotossintética da planta. Em condições naturais, a praga é controlada por parasitóides dos gêneros Diglyphus, Chrysocharis e Halticoptera e por predadores de pupas como as formigas. O uso continuado de produtos químicos elimina os predadores naturais, agravando o problema." (Grifo meu. Por isso não devemos usar indiscriminadamente venenos)


Interessante vídeo sobre o assunto:




Mas afinal como prevenir ou remediar a infestação?

Quando as folhas já estão atacadas, tem-se que retirá-las todas. Para evitar que o mosquito pouse na planta, pode-se usar iscas amarelas encontradas em casas agrícolas, mas pode-se fazer em casa também. É uma armadilha com cola onde o mosquito gruda. Eles são atraídos pela cor amarela e é bom pois "pesca" outros mosquitos como a mosca branca e Aedes aegypti.

Fonte


Neste link uma outra opção de armadilha para insetos.

Outra opção é usar pastilhas concentradas de citronela nos vasos ou perto das plantas atacadas para afastar os mosquitos. Encontrei esse aqui.