domingo, 4 de dezembro de 2016

Porque os cactos apodrecem e update das violetas na chuva!

Seguindo com os posts diários, quem leu o post de ontem viu sobre minhas violetas na chuva... se não leu, clique aqui.

Queria fazer um update sobre a situação delas hoje e continuarei fazendo ao longo do mês vendo alguma alteração. Agora comparem essas fotos com as do post anterior, estas foram tiradas hoje e as outras uns 4 dias! Já tomaram umas 6 chuvas ou mais!



Percebam como as folhas estão espigadinhas!



Ah, um fator muito importante que eu esqueci de mencionar no post anterior sobre a água das chuvas e da torneira... é que como a da torneira tem muito cloro, para matar as bactérias e outros entes que nos podem causar mal, ele também mata as bactérias benéficas que se encontram no solo... lembram do ciclo do nitrogênio? Pois é! Mais um ponto porque as plantas ficam mais bonitas e crescem mais com a água das chuvas!

Mas vamos continuar vendo as violetas depois dos banhos de chuva...



Gordinhas, brilhantes...


Estas duas que estavam as mais feiinhas estão dando uma "levantada"!


Estou colocando fé nessas minha experiência!


Mas vamos ao assunto principal do post de hoje! Gostaria de falar sobre a podridão nos cactos, algo que aparece sem explicação e ficamos chateados do espinhudo melar de um dia para o outro!


😭😭😭😭😭

Olha esse tadinho, descobri hoje assim 😪




Ah, não deixe de ver nosso post sobre os mitos que rondam os cactos e suculentas clicando aqui e o post recente sobre o cuidado com eles clicando aqui.

Enfim, porque isso acontece com nossos lindos cactos? São vírus, bactérias e fungos que os infestam e não necessariamente tem a ver com o solo muito encharcado. Alguns são mais predispostos e são mais sensíveis como os cactos coloridos. Já fiz um post sobre eles aqui. Para reforçar sua defesa "imunológica", assim como todo ser vivo, eles precisam estar "vitaminados", então uma vez por mês utilizar um adubo de sua preferência, isso os fortalece contra as pragas.

Para saber mais sobre adubos e fertilizantes, clique aqui.

Além claro de uma boa drenagem no vaso caso eles esteja em um, assim com as suculentas um substrato também drenável ajuda a diminuir este problema, principalmente na época de chuvas e aplicar fungicida de vez em quando. Colocar carvão virgem triturado no substrato ajuda a mantê-lo "estéril" e a prevenir este problema. O que acontece às vezes que é pode não ser podridão, mas sim algum inseto que o come por dentro, como lagartas e outros vermes, Já aconteceu de eu ver o cacto morto e murcho só depois que ele já estava todo comido por dentro.




Outro que foi pro beleléu só essa semana!
Tem como salvar? Esses redondinhos e pequenos, difícil. Quando a podridão começa em um cantinho ela logo se alastra e não adianta cortar o pedaço. Sim, já tentei esse expediente. Mas os compridos, quando apodrecidos na base, é só cortar a parte afetada, assim como as suculentas, esperar uns dias para cicatrizar e replantar. Interessante neste post mostra isso. Já salvei alguns aqui assim e deu certo. Aqui informações muito úteis também.

Até amanhã! Fiquem ligados que vai ter mais assunto sobre suculentas!