quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Porque as suculentas mudam de forma? E flores do dia

Olá pessoal! Fiquei dois dias sem postar por motivos que fugiram do meu alcance mas aqui estou! Vamos falar mais de suculentas como vocês gostam e mostrar algumas flores que desabrocharam hoje!

Além das suculentas mudarem de cor conforme variações de cultivo, clima e etc., como dito no post anterior, elas também mudam de forma conforme algumas variantes. Outras não sabemos explicar, e por isso amamos tanto essas plantinhas que nos surpreendem a cada dia!

Com certeza a suculenta mais mutante de todas é a Orostachys spinosa:


Comprei esta planta esses dias em um supermercado, já tive vários exemplares e perdi, mas as minhas nunca ficaram deste tamanho!


Antes de falar um pouco sobre ela, vejam essas imagens:


Fonte da imagem

Fonte da imagem

Fonte da imagem

Acreditam que são todas a mesma planta? Orostachys spinosa? Acho que dava pra fazer um post só pra ela!

Seu habitat natural são grandes altitudes e por isso de clima desértico e frio! São originários da Sibéria e Mongólia.


Em seu habitat natural
Fonte da imagem

Em seu habitat natural. Percebam outra forma da mesma planta. Neste estágio ela formará as flores
Fonte da imagem

O estágio mais jovem é aquele da primeira foto do post, a minha planta. Depois as folhas vão diminuindo e formando a roseta no centro, que depois cresce pra cima (não é um pleonasmo, pois tem umas que crescem para os lados, rs) e forma o pendão floral. Depois deste pendão, a planta mãe morre deixando vários filhotes ao seu redor, assim como acontece com as agaves e outros tipos de suculentas.

Nesta foto a planta-mãe preparando o pendão floral e já com vários filhotes ao redor.
Fonte da foto

Eu acho que essa "cristatou". É uma deformidade que acontece com algumas suculentas e não sabemos o porque.
Fonte da foto

São as plantas da família Crassulaceae que mais são tolerantes ao frio, aguentam até -40ºC e consequem fazer fotossíntese até debaixo da neve!!! Todas essas informações e muitas mais você pode ler completo nessa página, mas está em inglês.

Bom, falei muito desta porque acho que é a que mais representa essa "mutação" no mundo suculentício, mas vamos ver outras, que não se transformam tanto mas um pouco:




São duas mudas diferentes, mas a mesma planta! E ela ainda é capaz de ficar mais "frizada" com o tempo!






A própria natureza da planta faz com que ela mude de forma de acordo com seus estágios de crescimento, mas a maior exposição ao sol, tipos de nutrientes e regas também podem fazer com que elas mudem e até se deformem. Já falamos em outros posts sobre estiolamento, que é uma deformidade causada pela falta de sol onde a planta cresce demasiadamente pra cima procurando luz, descaracterizando-a. As echeverias perdem a forma de roseta tão característica delas e outras mais altas como as kalanchoes podem esticar demais e ficar com as folhas espaçadas. Um excesso de adubo rico em nitrogênio também pode causar esse estiolamento, forçando um crescimento demasiado das folhas e do caule.

Vejam essas três plantas:




Abaixo a mesma da de cima:




Estavam todas nessa linda bacia, compactas e perfeitas:




Dá pra identificar? Então, essa bacia sofreu uma acidente, e as plantas espatifaram no chão. Como ficaram um tempo fora do sol pra es recuperar, estiolaram um pouco, e agora com as chuvas elas abriram mais as rosetas. Quando estão sob sol muito forte elas se fecham bem mais para evitar perda de água. Eu prefiro assim, acho mais bonitas. No sol mais fraco se abrem, ficando mais "achatadas". 

Olhem essas duas belezinhas: são a mesma planta, porém a da esquerda estava em  um vasinho muito apertado, quase não recebia água e debaixo de sol quente. A da direita mais água e mais sol da tarde. Eu estou apaixonada na da esquerda mas mudei pra esse vaso maior então daqui uns dias vai ficar mais verde e perder um pouco as pintas. 


Klanchoe gastonnis-bonieri

Abaixo a mesma planta um pouco maior. Sob frio intenso ela fica bem vermelha.




Abaixo o caso típico de exposição ao sol:




Nesta mais aberta por conta das chuvas e sol mais ameno:



Com muito sol:


Com menos sol:



Com mais sol:


Com menos sol:


Com mais sol:


Com menos sol:



Gostou? Leia os outros posts que temos sobre suculentas:






Agora algumas flores do dia:


Portulaca

Onze-horas

Pereskia

Ruélia

Episcia