terça-feira, 21 de abril de 2015

Como cuidar de uma rosa-do-deserto (Adenium obesum)

Pra quem não conhece, se trata desta belezinha aqui:


Fonte

Sobre a planta

Nome Científico: Adenium obesum
Sinonímia: Adenium coetaneum
Nome Popular: Rosa-do-deserto , Lírio-impala, Adenium
Família: Apocinaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Sul da África e Península Arábica
Ciclo de Vida: Perene

"A Rosa do Deserto é uma planta herbácea, suculenta, de aspecto escultural e floração exuberante. Seu caule é engrossado na base, uma adaptação para guardar água e nutrientes em locais áridos. Alcança de 1 a 3 metros de altura se deixada crescer livremente. Apresenta folhas dispostas em espiral e agrupadas nas pontas dos ramos. Elas são inteiras, coriáceas, simples, de forma elíptica a espatulada, verdes e com nervura central de cor creme. Raríssimas variedades apresentam variegações, com folhas creme, salpicadas de verde."

Abaixo fotos da adenium em seu habitat natural. Fonte: Pinterest






"Florações podem ser obtidas em plantas jovens, com apenas 15 cm de altura. O florescimento geralmente ocorre na primavera, sendo que há possibilidade de sucessivas florações no verão e outono. As flores são tubulares, simples, com cinco pétalas e lembram outras da mesma família como Alamanda, Jasmim-manga e Espirradeira."

Variedade das flores da adenium. Fonte: Pinterest






"As cores são variadas, indo do branco ao vinho escuro, passando por diferentes tons de rosa e vermelho. Muitas variedades apresentam mesclas e degrades do centro em direção as pontas das pétalas. Há ainda variedades de flores dobradas, triplas, quádruplas e quíntuplas."

Variedade de cores e formas através de cruzamentos. Fonte: Pinterest






"Essa espécie ainda permite enxertia, o que é bastante interessante para se produzir em uma mesma planta flores de cores diferentes."

Planta enxertada* com várias cores em uma mesma planta. Fonte: Pinterest




*O que é uma planta enxertada?


"A enxertia é um método muito curioso de propagação vegetativa de plantas, sendo muito utilizada na produção de mudas de frutíferas, para a fruticultura. A técnica consiste basicamente em juntar os tecidos de uma planta aos tecidos de outra planta, que geralmente é da mesma espécie, passando a formar uma planta com as duas partes: o enxerto (copa, base) e o porta-enxerto (cavalo, topo)." Fonte


Tem várias adeniuns e deseja tentar um enxerto? Nesse vídeo ensina como.

"Um dos segredos para deixar a base do caule interessante é levantar um pouco a planta, deixando a parte superior das raízes exposta a cada replantio, que deve ser realizado a cada 2 ou 3 anos. A planta enraizará normalmente. Para obter um aspecto engrossado e florações intensas, a utilização de um fertilizante de boa qualidade é fundamental. Ela não é muito exigente em nitrogênio, portanto uma fórmula específica de floração, que contenha mais fósforo é indicada."

Essa parte é muito importante. Para que a planta fique bonita é necessário um replante pelo menos uma vez ao ano. A raíz que é chamada de caudex, cresce muito pra dentro do solo, e para que fique bonita, desenterramos e subimos um pouco a cada replante. Vejam só esses caudex maravilhosos. Fonte: Pinterest







Cultivo:

"Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo perfeitamente drenado, neutro, arenoso, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos esparsos e regulares. Não tolera o frio abaixo de 10ºC ou encharcamento. Apesar dessas exigências em drenagem não é bom deixá-la muito tempo sem regas. Em países de clima temperado e frio ela se torna semi-decídua e deve ser conduzida em estufas aquecidas no inverno. Ainda que tolere meia-sombra, florações abundantes só serão obtidas sob sol pleno. Dicas de plantio aqui.

"Podas de formação devem ser criteriosas para não formar deformidades não naturais e cicatrizes feias na planta, e luvas, pois sua seiva é altamente tóxica. Multiplica-se por sementes e estacas, porém o caule (caudex) grosso só se origina de sementes."

Outra parte importante no cultivo da adenium são as podas de formação para que fique bonita. Veja alguns vídeos ensinando como fazer a poda de forma correta aqui, aqui e aqui.

Gosta de bonsai? Aqui tudo o que você precisa saber sobre como fazer. Olha que lindo fica. Fotos Google Images






Plantando sementes de adenium

São muito fáceis de germinar e na internet se acha fácil pra vender, é só procurar lá no pai Google. Abaixo alguns links ensinando como fazer:

http://www.planterosadodeserto.com.br/como-plantar-e-germinar-sementes-de-adenium-obesum-rosa-do-deserto/

http://amoadenium.blogspot.com.br/2012/08/vamos-semear-adenium-rosa-do-deserto.html

http://pt.wikihow.com/Plantar-Sementes-de-Rosa-do-Deserto

http://adeniumdobrasil.blogspot.com.br/2015/01/plantar-semente-adenium.html

23 comentários:

  1. Oi Camila! Esse post ficou ótimo! Lindas as fotos que você colocou. Eu quero plantar sementes de rosa do deserto faz tempo, mas acabo sempre deixando pra depois por falta de espaço mesmo. Lógico que depois desse post estou louca pra comprar as sementes, kkk
    Você já plantou sementes de rosa do deserto? Quanto tempo levou da germinação até a floração?
    Beijos Floridos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna! Já plantei sim, elas germinam bem rápido, tipo uma semana. Mas por descuido meu as mudinhas não foram pra frente! Mas como é uma suculenta, o crescimento é bemmmm lento e imagino que pra florir desde a semente deve levar uns 2 anos. Pois teno uma muda de adenium aqui que comprei bem pequena e já tem quase isso e ainda não floriu! Em contrapartida tenho uma muda enorme que comprei já florida e ela cresce horrores, já fiz dois replantes! Quero comprar mais sementes e plantar denovo, pois essas coloridas a gente não acha pra vender mudas grandes! Bjos!

      Excluir
    2. Achei que tinham crescimento mais rápido, mas pelo visto são como os cactos e outras suculentas que germinam rápido e levam uma vida e algumas encarnações para crescer, kkk. Mesmo assim vou ver se acho algumas sementes para me aventurar. : )
      Abraços Floridos

      Excluir
  2. OLÁ. APÓS A PODA MINHA ADENIUN BROTOU, MAS LOGO AS FOLHAS COMEÇARAM A SECAR. PORQUE SERÁ? ELA PEGA SOL SÓ PELA MANHÃ. ESTOU NO NORTE DO MATO GROSSO. MUITO QUENTE AQUI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem épocas em que elas perdem as folhas mesmo! Pode até ser uma reação à poda, mas depois voltam ao normal! É comum perderem as folhas no replante também.
      Abraços.

      Excluir
  3. uma duvida cruel!!! todas as rosas do deserto atinge esse tamanho descumunal que encontro nas fotos ou apenas algumas especie??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, esses tamanhos imensos demoram décadas! E mesmo assim só se você plantar no chão ou for replantando me vasos muito grandes!
      Abraços

      Excluir
  4. Amei o post. As dicas são maravilhosas. Ganhei uma muda de minha amiga Karina. Estou ansiosa para que floresça. Bjs

    ResponderExcluir
  5. A minha está linda. Fazia tempo que não dava flores, esse ano resolvi replantar e com dois meses de replante já deu flores!! Estou encantada!

    ResponderExcluir
  6. A minha está linda. Fazia tempo que não dava flores, esse ano resolvi replantar e com dois meses de replante já deu flores!! Estou encantada!

    ResponderExcluir
  7. onde encontro rosa do deserto negra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito difícil encontrar, mais fácil achar sementes dela pra venda.
      Abraços

      Excluir
  8. a minha rosa do deserto está amarelando todas as folhas eu não sei se é muita água ou pouca água

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tem umas épocas do ano acontece isso mesmo. Se for um amarelo parecendo queimado onde a folha fica meio enferrujada, pode ser fungo. Retire todas as folhas da planta que ela se recupera. Abraços.

      Excluir
  9. Tem como fazer mudas da planta bem grande. Dá planta plantada no chão? Pq eu keria muito mas os galhos são muito grossos. Então eu queria saber se tem como é como fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tem como sim. É só cortar os galhos, deixar cicatrizar por 3 dias e enfiar na terra bem drenável; regue de vez em quando sem encharcar. Em pouco tempo ela começará a soltar os brotos, e na planta mãe de onde vc tirou também irão surgir novos brotos que vão deixar a planta mais cheia e bonita.
      Abraços

      Excluir
  10. nunca fui muito fã de plantas mas ganhei no início do ano uma Rosa do deserto estava feia não coloquei muita fé, mas quando a vi florir pela primeira vez me apaixonei, e essa semana ela voltou a florir, mas precisei colocar ela dentro de casa pois moro no litoral e venta muito, e as flores não estavam aguentando. Será que ela vai resistir sem sol?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vai se ressentir sim, não recomendo tirar do sol mesmo com a ventania! Tenta por uma tela vendida em lojas de jardinagem no local que ela fica pra impedir um pouco o vento mas não a ponto de bloquear o sol!
      Abraços

      Excluir
    2. Olá boa noite amei as suas publicações sobre a adenium mas gostaria de saber porque as folha da adenium ela amarela e depois fica tipo seca e de cor marrom tipo enferrujada seria algum fungo o que devo fazer aguardo sua resposta muito obrigada beijos flor.

      Excluir
    3. Olá Boite noite amei o seu post sobre as adenium as folhas da minha estão meio amareladas e ficando secas e escuras tipo enferrujada será que seria algum fungo por que não apareceu nenhum tipo de inseto ou coachinilhas aguardo sua resposta obrigada beijos.

      Excluir
    4. Olá, nessa época do ano elas costumam entrar em dormência, então as folhas amarelam e caem. Pode acontecer de ficarem todo o inverno sem folhas e na primavera rebrotarem novamente. Diminua as regas. Pode acontecer com umas e outras não. Algumas podem continuar florindo mesmo no inverno, então vai depender da planta.
      Abraços

      Excluir

Obrigada pela visita, em breve responderei! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...