Usando coisas da cozinha na jardinagem

Andei aprendendo alguns truques caseiros para alguns problemas na jardinagem e gostaria de compartilhar com vocês. Quem nunca precisou em um momento de desespero de algo a mão para alguma praga? Uma alternativa mais barata e ecologicamente correta para controlar (sim, controlar, porque acabar com as pragas é humanamente impossível, até porque precisamos delas para manter o equilíbrio do ambiente... mas isso é conversa pra outro post). Ou até um meio mais barato de fertilizar as plantas? (porque adubo é caro, e principalmente as plantas de vaso necessitam de adubação constante).

Vou repassar algumas coisas que já testei e outras ainda não mas que conheço pessoas que já testaram e foi eficaz. Garanto que vão se surpreender!


Canela para cicatrização das plantas




Quando você poda uma planta, ela fica com a "carne" exposta. Do mesmo jeito quando você se machuca, se não colocar remédio na ferida ela infeciona, a planta também. É uma porta de entrada para fungos, vírus e bactérias. A canela é usada para cicatrizar a parte cortada e também é fungicida e bactericida. Costumo usar quando uma suculenta ou cacto está ferido, pois essas plantas são mais sensíveis quando se ferem. Ou quando apresentam aparência de alguma moléstia, tiro da terra, jogo a terra fora, lavo bem as raízes, deixo secar e jogo canela e deixo uns dois dias, depois replanto. Já tive bons resultados. Li em um blog que a canela também estimula floração nas orquídeas aqui. Nunca testei, mas é amplamente usado por orquidófilos.


Cerveja para lesmas e caracóis



 x 


As fotos de lesmas e caracóis estavam muito nojentas, aí resolvi por o Gary, o caracol de estimação do Bob Esponja, hehehe. Bom, parece engraçado, mas os caracóis e lesmas amam cerveja, e quando "vêem" um recipiente ou um pano embebido de cerveja não hesitam em entrar dentro. A ânsia é tanta que acabam se afogando. Não me perguntem porquê, eu não sei. Prometo pesquisar, hehehe. O fato é que dá certo. No final do ano aqui em Uberaba é época de chuvas intensas e elas aparecem com força. Ano passado enchi algumas vasilhas de plástico com cerveja e deixei lá na terra no jardim. Em dois dias estava coalhado de lesmas. No meu jardim não costuma aparecer caracóis, mas de vez em quando vejo na rua um daqueles enormes africanos. O problema não é só os danados comerem as plantas. Os caracóis africanos transmitem um verme por meio daquela "gosminha" que deixam como rastro ou então se ingerido o bicho. Aí vocês me perguntam: quem vai comer um trem desses? Te garanto que a pessoa que comeu e se contaminou não o fez por livre e espontânea vontade. Com certeza alguma comida que ela comeu, salada principalmente, mal lavada, estava contaminada. Então quando for manipular esses bichos, use luvas e quando mexer nos vasos lave bem as mãos para não ter perigo de sem querer por a mão na boca e se contaminar!


Aí a prova do delito!
Fonte

Leite para fungos




Essa dica quem deu foi a amiga Bruna Pimentel, do blog Os Saberes do Jardim. Neste link você vai direto ao post sobre o uso que ela fez do leite em seus tomateiros. É bem simples: dilua 100 mL de leite em 900 mL de água e borrife nas plantas afetadas de dois em dois dias. Vale regar a terra também. Além de proteger contra os fungos serve como adubo natural. Mais aqui.


Detergente para pulgões e cochonilhas




É meio batido mas vale a pena falar. Nos manuais de jardinagem o pessoal gosta de falar pra misturar sabão de coco em barra ou detergente neutro com calda de fumo de corda. Eu, pessoalmente, não gosto de usar o fumo. Fede; dá trabalho, porque tem que ferver, deixar de um dia pro outro e coar; tem que usar tudo que fez de uma vez porquê perde rápido e ainda tem que diluir; se não tomar cuidado queima as plantas. Todas as vezes que usei não vi resultado, fiquei fedendo, minha casa fedeu e queimei minhas plantas. Enfim, se você é desastrado (a) como eu, desista. Masss, se você tiver uma infestação de pulgões e cochonilhas, dilua uma colher de detergente neutro em um litro de água e borrife neles. Sempre nas horas mais frescas do dia e sempre depois das regas; isso evita a queima das folhas.


Cobre para fungos


Neste link abaixo você também pode ler um pouco sobre essa técnica.
Fonte


É famosa a Calda Bordaleza para combater fungos e ácaros e é vendida pronta em lojas especializadas. Um dos componentes dela é o Cobre, que é fungicida e acaricida. Vi por aí que pode-se usar um fio de cobre enfiado na terra do vaso ou enrolado no caule da planta afetada, principalmente tomateiros e pimenteiras e que funciona. Nunca usei, só a Calda mesmo e pra mim faz sentido, pois as moléculas de cobre podem sim viajar pelo solo e chegar até a planta.


Casca de ovos para as plantas


Fonte - Leia  mais nesse link sobre os benefícios da casca de ovos para as plantas

Essa também é uma manha conhecida entre os jardineiros e é receita de vó. Quem nunca viu algumas cascas de ovos quebradas espalhadas nas superfícies dos vasos das mães, tias e avós? Fonte rica de cálcio entre outras substâncias, as plantas adoram. O único problema das avós era não misturar as cascas na terra. O ideal é triturá-las no liquidificador e misturar o pó na terra, mesmo que seja somente na superfície.


Farinha de osso


Fonte - Veja nesse link também como fazer


Essa é vendida comercialmente e também nossa velha conhecida. É rica em fosfato, substância que induz a floração entre outras substâncias. Quem me deu a dica de como fazer em casa foi a amiga Juliana do blog Jardinet. Ela usa ossos de galinha que foram cozidos. Deixa de molho de um dia pro outro pra tirar o excesso de sal e faz uma fogueirinha e coloca os ossos em cima e deixa. O problema é que tem o ponto certo... não pode torrar demais! Ainda não fiz mas pretendo!


Cinza 

Restos de podas do jardim, folhas... as pessoas costumam tacar fogo na rua e deixam lá. Além de contaminar o ar sujam as casas dos outros. Porquê não aproveitar o lixo do jardim? Pra quem não tem composteira é uma boa alternativa para aproveitar esse lixo. As cinzas vegetais são ricas em cálcio, magnésio, fósforo, entre outros.


Gergelim para as formigas


Fonte

Essa já testei e é muito boa. Salpique gergelim nos formigueiros. As formigas levarão as sementes pra toca. Lá elas cultivam um fungo do qual se alimentam e o gergelim mata o fungo, matando de fome as formigas. Dos gergelins que ficam brotam lindas plantinhas de florezinhas brancas ;) Aqui mais dicas para controle de formigas.


Borra de café para as plantas



Fonte - Neste link tem mais dicas de como usar a borra de café



"A borra de café oferece nutrientes importantes para o solo, porém é mais rica em carbono, nitrogênio e matéria orgânica. Para a fertilização, não é aconselhável colocá-la direto no solo, pois o processo de decomposição dessa matéria orgânica irá consumir nitrogênio, assim, perde sua função de fertilizante. Então, uma alternativa para impedir a decomposição é balancear esses nutrientes ao misturar a borra com outros fertilizantes ou adubos que possuam nitrogênio e sejam mais ricos em potássio e fósforo, como farinha de sangue, farinha de ossos e esterco de animais. Se preferir, pode substituir por casca de frutas, legumes e ovos triturados, deixando fermentar por aproximadamente 60 dias e então aplicar no solo.
"Outra forma de usar a borra de café como um fertilizante, mais suave, pode ser misturar (apenas a borra de café) com água, com a proporção de 100 gramas de borra de café para um litro de água.
"Além de tornar as plantas mais produtivas, a reutilização do café protege, pois é um grande repelente para certos tipos de larvas, caracóis e lesmas e também elimina bactérias e outros micro-organismos danosos ao solo. Para isso polvilhe um pouco da borra de café na base das plantas;
"Na compostagem:
"Com a borra de café adicionada à pilha de compostagem, esta emanará um cheiro mais ameno, ficará mais quente e conservará a umidade. Para maior eficácia, é recomendável adicionar folhas secas, que evitam o mau cheiro, e serragem, para reduzir a umidade (veja mais sobre compostagem aqui);
"Como repelente de pragas:
"Ao usar o repelente químico é preciso considerar que, embora eficaz no combate às pragas, ele tem uma sobrevida maior na terra, pode matar outros insetos que são benéficos para a plantação, além de prejudicar a qualidade da planta. Para evitar esses transtornos, uma boa opção é utilizar a borra de café como repelente, principalmente se você mesmo tiver moído o café - ele se torna ainda mais efetivo no combate às pragas;
"Para atrair minhocas:
"Minhocas adoram borras de café. Por isso, além de grãos de café, adicione restos de alimento e serragem. Desse modo, você convidará uma leva de minhocas para o seu jardim, o que o deixará mais rico em termos nutritivos. Dica preciosa: as minhocas adoram borras de café antigas. O cheiro de fermentação e de mofo é o preferido delas;
"Na mudança ou alteração do solo:
"Se você estiver pensando em construir ou aumentar um canteiro ou ainda em consertar alguma seção do seu jardim, a borra de café é uma boa pedida. O solo e a terra devem ser misturados numa proporção de 50/50. Após efetuar a mistura, espere aproximadamente 60 dias para plantar alguma semente ou vegetal."

Gatos e plantas


Fonte

Quem tem gato sabe: eles amam cavucar os vasos, fazer cocô no jardim e comer algumas plantinhas. Quem não tem gato e tem raiva dos pobres bichanos das ruas que vêm em seus quintais e estragam suas plantas eu só lamento. A culpa não é deles e sim dos homens que os largam às soltas. Bom, voltando ao assunto, há sim vários modos de evitar que seu bichano faça essas traquinagens. Aqui em casa é raro eu ter esse problema. Veja um pouco aqui. Mas vamos às dicas.

Plante coisinhas que os gatos gostam de comer e lhes fazem bem e você tem em casa. Milho de pipoca, alpiste, capim-cidreira... compre sementes de erva-dos-gatos... deixe o vasinho à disposição deles. Graminhas e capins intrusos do jardim também podem ser colhidos e dados à eles. Outras comestíveis aqui e aqui.

Algumas plantas são tóxicas, então tome cuidado se você deixa seu gato morder tudo que vê pela frente. Veja uma lista aqui.

Bem, essas são algumas coisinhas que conheço e que geralmente temos na cozinha e que dá pra usar tranquilamente na jardinagem, mas existem n opções por aí. Já testou alguma? Me conte nos comentários!

Comentários

  1. Vou tentar a ideia da canela. Minha cachorra comeu as folhas que saíram no pé de figo que eu comprei, ele nunca mais voltou a crescer igual. Será que ficou fraco por causa da ponta mastigada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscilla! O figo está no vaso? Aqui tenho um no vaso e está feio tb, sem folhas... creio que quer chão! Mas tenta por um adubo no seu, as vezes é isso! Beijos!

      Excluir
  2. Oi Camila! Também gostei da dica da canela... Mas tenho uma dúvida, você coloca a canela em pó diretamente no corte ou faz alguma pasta ou algo desse tipo? Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Pode usar direto em pó... mas já vi gente que faz uma pastinha, mas não sei com o que... mas o pó funciona muito bem! Beijos!

      Excluir
  3. Amei as dicas! Mais um post que vai pros favoritos para consultar sempre que precisar! Obrigada!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita, em breve responderei! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...