domingo, 6 de abril de 2014

Hibiscus cannabinus Kenaf

No post anterior falei sobre a Vinagreira e a Flor da Jamaica. Pois bem, fiquei sabendo que aquela outra espécie de Vinagreira que não soube identificar na verdade se chama Kenaf, ou Hibiscus cannabinus. O nome não é mera coincidência com a plantinha Cannabis sativa; vendo a foto abaixo vemos que as folhas são extremamente parecidas.


Fonte das fotos: Google Images

A que tenho aqui em casa é essa da flor vinho. Resolvi fazer um post em separado desta planta pois pesquisando achei vários artigos científicos abordando as multifuncionalidades desta planta. É incrível como temos verdadeiras jóias da natureza em casa sem saber!

"Kenaf [etimologia: persa]. O Hibiscus cannabinus é uma planta da família das Malváceas, a mesma de todos os hibiscos, malvas e gerânios. O Hibiscus cannabinus é um gênero de Hibiscus e é provavelmente nativa do sul da Ásia , apesar de sua origem natural exata é desconhecida. O nome também se aplica para a fibra obtida a partir desta planta. Kenaf é uma das fibras associadas à juta e apresenta características semelhantes." Um adendo: assim como o cânhamo, que foi usado durante milênios também como fibra.
É amplamente cultivada na Ásia, África e adjacências e foi cultivado no Egito há mais de 3000 anos atrás.

 "As folhas de kenaf foram consumidas na dieta humana e animal e a fibra foi usada para sacos, cordas e velas para barcos egípcios. Esta cultura não foi introduzida no sul da Europa até o início de 1900. Hoje, as principais áreas agrícolas são China , Índia , e também é cultivada em muitos outros países, como os EUA, México e Senegal." 

 
A fibra. Fonte Google Images

"Outras usos da Kenaf incluem: corda , barbante , pano grosseiro (semelhante ao feito de juta ), e papel . Na Califórnia, Texas, Louisiana e Mississippi 3.200 hectares (13 km ²) de kenaf foram cultivadas em 1992, a maioria dos quais foi usado para roupa de cama e alimentação animal. (...) Também usado como madeira de engenharia , isolamento, camas de animais, material de embalagem e material que absorve óleo e líquidos. Também é útil como fibra cortada para mistura com resinas para compostos de plástico e como um preventivo para perda de fluido de perfuração de petróleo; vários tipos de tapetes ambientais, tais como tapetes de relva semeadas para gramados instantâneos e esteiras moldáveis ​​para peças fabricadas e contêineres. A Panasonic montou uma fábrica na Malásia para a fabricação de placas de fibra kenaf e exporta-os para o Japão. Além disso, como parte de seu esforço global para tornar os veículos mais sustentáveis, a Ford e BMW estão fazendo o material para os corpos de automóveis de kenaf. A primeira implementação de kenaf dentro de um veículo Ford estará no Ford escape 2013."

 
As cápsulas com as sementes. Fonte da imagem Google Images
"As sementes de Kenaf produzem um óleo comestível. Este óleo também é usado para cosméticos, lubrificantes industriais e de biocombustíveis. Ele é rico em ácidos graxos poliinsaturados, que são agora conhecidos por serem saudáveis. Contém também uma elevada percentagem de ácido linoléico (ômega-6). Todos eles são importantes para reduzir o colesterol e doenças cardíacas."

Fonte das informações: http://en.wikipedia.org/wiki/Kenaf

Frutos da Kenaf. Fonte da foto Google Images

Mais informações em inglês sobre a Kenaf:
http://www.fibrafp7.net/Portals/0/05_Alexopoulou.pdf
http://www.hort.purdue.edu/newcrop/duke_energy/hibiscus_cannabinus.html
http://www.pfaf.org/user/Plant.aspx?LatinName=Hibiscus+cannabinus
http://link.springer.com/article/10.1007/BF02904005

Mais algumas fotos desta linda planta em suas diversas variações:





Fonte das imagens Google Images

Mais fotos e infos: http://www.kenafibers.com/kenaf_varieties_pics.html
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...