domingo, 13 de abril de 2014

Cactáceas e afins na vegetação de restinga em Cabo Frio-RJ-Brasil


Como disse para vocês, estou na cidade maravilhosa, Rio de Janeiro. Alguns dias atrás fui em Cabo Frio, que fica na região dos lagos. Já conhecia o local e fotografei um pouco da natureza de lá para mostrar no blog. Tanto o paisagismo da cidade quanto nos matos o que predomina são cactos e agaves, e essa vegetação de litoral é chamada de restinga. Mas o que é?

Foto tirada em Cabo Frio

De acordo com a Wikipédia:
"A restinga é um espaço geográfico formado sempre por depósitos arenosos paralelos à linha da costa, de forma geralmente alongada, produzido por processos de sedimentação, onde se encontram diferentes comunidades que recebem influência marinha, podendo ter cobertura vegetal em mosaico. Esse tipo de vegetação também pode ser encontrado em praias, cordões arenosos, dunas e depressões em diversos estágios sucessionais existentes fora da restinga na parte interiorana do continente. A restinga também pode se formar nos estuários dos rios, pela deposição de sedimentos, dando origem à formação de rios ou assoreamentos."

Incrível como as plantas estão lindas mesmo crescendo na areia pura. Aqui agaves e Kalanchoe

Predominam as Opuntias fico-índicas

"Mais especificamente no Brasil, a restinga pode ser definida como um terreno arenoso e salino, próximo ao mar e coberto de plantas herbáceas características. Ou ainda, de acordo com a resolução 07 de 23 de julho de 1996 da CONAMA, "entende-se por vegetação de restinga o conjunto das comunidades vegetais, fisionomicamente distintas, sob influência marinha e fluvio-marinha. Estas comunidades, distribuídas em mosaico, ocorrem em áreas de grande diversidade ecológica sendo consideradas comunidades edáficas por dependerem mais da natureza do solo que do clima"."



À direita, Avelóz

Cereus, Iucas, agaves, bromélias

"As restingas se distribuem geograficamente ao longo do litoral brasileiro, em pontos específicos na extensão de mais de 5000 km, não ocorrendo de forma contínua. As principais formações ocorrendo no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Alagoas,Sergipe e Bahia. Um exemplo de restinga é a Restinga da Marambaia, no litoral do Rio de Janeiro."

Fiquei encantanda com essa Jatrofa, que pesquisando descobri ser Jatropha gossypifolia







"Para conter a degradação destas áreas geográficas, que são as restingas, garantindo, especialmente, que estas possam continuar exercendo sua importante função ambiental de fixadoras de dunas e estabilizadoras de manguezais, o Código Florestal brasileiro (Lei 12.651, de 25 de maio de 2012) enquadra as áreas das restingas como Áreas de Preservação Permanente - APP, não podendo as mesmas serem devastadas e ocupadas, conforme inciso VI do art.4º e 7º da Lei. A Resolução Conama 303, de 20 de março de 2002, que dispõe sobre parâmetros, definições e limites de APP, estabelece que constitui APP a área situada nas restingas: em faixa mínima de 300 m, medidos a partir da linha de preamar máxima; ou em qualquer localização ou extensão, quando recoberta por vegetação com função fixadora de dunas ou estabilizadora de mangues."

Fonte das informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Restinga


Agora fiquem com mais um pouco deste paraíso que é Cabo Frio!


No meio da areia, eis que surge uma majestosa e florida Primavera!









Até no muro um cacto resolveu fazer de casa


Pitaya?


Gaivota "Feel like a sir"


Lagarto lindo! Adoro

3 comentários:

  1. Lindas imagens!!! Viajei nestas paisagens!!! Uma feliz semana!!!
    Nely
    http://jardimdanely.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. As imagens nos passam que apesar da degradação que a natureza num todo sofre ,
    ela luta vigorosamente pra continuar seu ciclo.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog, gostei muito de ver as vegetação de restinga de Cabo Frio neste cenário belíssimo.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, em breve responderei! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...