terça-feira, 9 de julho de 2013

Crotalária, uma plantinha no combate à Dengue e uma visita ao Horto Municipal de Uberaba


Vamos saber um pouco sobre essa plantinha:


Fonte


"A Crotalaria spectabilis, é uma espécie de leguminosa que, devido ao seu rápido crescimento, tem sido muito utilizada para forração e adubação verde graças ao seu grande poder de fixação biológica de nitrogênio no solo. (...) Uma recente descoberta de uma outra propriedade da Crotalária, tem despertado o interesse das autoridades do país. (...) Estudos levam a crer a eficiência da planta no combate ao mosquito da dengue (Aedes aegypti). A Crotalária serve de alimento para a libélula, um inseto que se alimenta do mosquito transmissor da dengue. Com o plantio da Crotalária em terrenos baldios, quintais, jardins, vasos e inclusive em margens de rios, a planta atrai a libélula que põe seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes. (...) Os ovos nascem, viram larvas e essas larvas se alimentam de outras larvas, inclusive do mosquito transmissor da dengue. Além de tudo isso, a libélula adulta se alimenta de pequenos insetos e o Aedes aegypti faz parte do seu cardápio, o que pode auxiliar no combate ao mosquito. (...) As Crotalárias são pouco exigentes, só precisam de um espaço com luz solar e regas regulares. Podem ser cultivadas em vasos ou direto no solo."


Fonte

"Há três tipos de Crotalaria: Juncea, Paulina e Spectabilis, todas com crescimento rápido. Preferem os solos férteis, profundos e frescos. (...) São eficientes no controle de nematóide, devido a algum tipo de antagonismo existente entre as plantas e o nematóide. Prestam-se à produção de celulose para a fabricação de papel. As variedades Paulina e Juncea, são de porte mais alto e ciclo vegetativo mais longo que a Spectabilis."




Fonte

"A Prefeitura de Uberaba está apostando em uma nova arma no combate a dengue: a crotalária. (...) Funcionários do Horto Municipal trabalharam nas mudas durante 90 dias e agora elas estão prontas para serem distribuídas. (...) Quem se interessar pelas mudas, é só procurar o Horto Municipal, que fica na Rua João Nascimento, no Bairro Jardim Triângulo, próximo à escola Caic, das 8h às 18h. Apenas 15 mil mudas estão disponíveis."
Eu já vi dela nas minhas incursões pelo mato, mas não sabia o que era, olha só:


Bom, lá fui eu no Horto pegar minhas mudinhas, porquê né? É de graça, é planta e ainda ajuda no combate ao mosquito da Dengue! De quebra ainda pensei: dou um migué no cara pra ganhar mais alguma coisa... Fomos sexta-feira passada (5/07) eu, minha amiga Rachel que também é aficcionada em plantas (e já escreveu um artigo pro blog sobre a influência das plantas na saúde física e mental, que você pode ler aqui) e meu namorado, que estava de folga no serviço e foi como GPS oficial, já que não sabíamos chegar lá, hehe.
Estavam distribuindo 3 plantas por casa, fomos cadastradas e nos entregaram as mudinhas. Massssss... com tanta planta lá, ficamos babando e com cara de gato do Shrek, pedimos pra pessoa responsável se não podia doar mais algumas mudas ornamentais... "pode ser qualquer coisa, uma florzinha...". A pessoa disse que estava meio sem de plantas ornamentais pois estavam refazendo as praças da cidade, o que é verdade, porque já vi, mas que ia pedir para o Sr. Fulano ver o que podia nos dar. Pessoas... este Senhor Fulano caiu do céu!!! A gente ia perguntando se tinha isso ou aquilo, ou ia apontando o dedo pras plantas perguntando se podia levar e ele já ia anotando no bloquinho, rsss. Resultado:
- Uma Tumbérgia arbustiva
- Uma Lágrima-de-cristo
- Um Hibisco vermelho
- Uma Congéia
- 2 Marantas
- Uma Hortênsia
- Um Cotonete
- Um bambu-da-sorte
- Uma primavera pink
- Além das 3 mudas de crotalária pra cada
E ainda pegamos umas mudinhas do chão, rsss. Enfim, saímos de lá que nem pinto no lixo, com o carro abarrotado de plantas (afinal eram 2 mudas de cada).


Agora o problema: onde plantar? Já estou com uma super população! As coitadas aí:
Hortênsia, Lágrima-de-cristo, Primavera, Congéia

Bambu-da-sorte

Cotonete


Tumbérgia

Crotalárias


Bom, nada que chegar pra lá uma planta de um vaso maior, e colocar outra, não dê jeito, rss. Também fiz uma readaptação no meu jardim da garagem, e deu tudo certo. Agora é esperar que elas fiquem lindas e floridas! Mês que vem quero voltar lá e ver se consigo mais coisas, rss.

Cotonete e marantas no mesmo vaso. Essa Biri aí na direita, teve que ser tirada do jardim pra caber as outras!

Primavera e crotalária dividindo espaço com o cróton

Tumbérgia ocupando espaço do vaso da azaléia e do confete

Hibisco vermelho no cantinho direito

Hortênsia ao centro e atrás dela Lágrima-de-cristo

Congéia do canto esquerdo

Jardim refeito, feio, mas futuramente lindo e colorido!

Bambu-da-sorte ocupando  casa da Maranta-riscada, que foi podada radicalmente depois de um ataque de ácaros


Bom, vale à pena ligar na prefeitura da sua cidade para ver  se estão dando mudas da Crotalária, pois vários municípios já adotaram a medida.

Um comentário:

  1. Kkkkkkk.....pois é!!! É isso aí....adoramos o Sr. Fulano!!! Bom demais!!! As mudas ficaram ótimas aí! :)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, em breve responderei! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...